Benefícios da dança para seu corpo e mente

As lives são mais atrativas que os treinos em casa? Dançar é melhor que praticar exercícios físicos convencionais? Pois saiba que a dança também é uma forma de se exercitar. 


Para muitos, só de pensar em ir na academia já dá um pavor. Algumas pessoas entram em pânico e logo já arrumam uma desculpa. Mas se você convida para ir em uma festa, são os primeiros a chegarem na pista de dança. Bom, saiba que o que não faltam são opções para sair de uma vida sedentária.


A dança como atividade física


Se você gosta de dançar, faça isso! A dança pode sim ser uma opção de atividade física. E há inúmeros estilos para você escolher: jazz, zumba, street dance, contemporâneo, ballet, dança de salão, flamenco, dança do ventre, fitdance. Cada estilo tem uma característica diferente. Escolha a que mais te atrai, aquela que te deixa mais à vontade.


Os benefícios da dança para a saúde são surpreendentes. Ela proporciona muito mais benefícios que as exercícios físicos. Há muito mais profundidade. Você irá se divertir muito!


Benefícios para o corpo


A dança pode te ajudar muito na saúde. Mas, tudo depende da modalidade, tempo de prática e frequência. Uma hora de zumba, por exemplo, pode queimar até mil calorias e ainda te ensinar a coreografia do hit do momento. A dança de salão queima em média trezentas calorias e depois de aprender todos vão querer dançar com você. Cada modalidade te proporciona diferentes benefícios, todos eles bem positivos. 


Fortalecimento muscular


São muitos os movimentos que você fará. As danças possuem repetições que auxiliam no fortalecimento dos músculos. E são vários os grupos musculares trabalhados. Sabe aquela tão sonhada definição no corpo? Pode aparecer, é a sua chance!


Cada dança tem um foco. Enquanto zumba, street dance e ballet mexem com o corpo todo, a dança do ventre trabalha pernas, quadris, cintura e costas. Se você já faz alguma modalidade, já deve ter percebido mudanças no corpo. E uma musculatura forte ajuda a evitar que ocorram lesões. Se você é uma pessoa que nem consegue descer até o chão na balada, saiba que com algum tempo isso não será mais um problema.


Coração e pulmões mais potentes


Com apenas 30 minutos, ao menos 3 vezes na semana, a dança já pode ajudar na sua saúde. Aumentando sua frequência cardíaca e respiratória, por exemplo. Isso significa que ajudará seu coração a bombear mais sangue para os músculos e para o corpo, além de dar a sensação de mais disposição e energia.


Benefícios para saúde mental


Autoestima, humor, aprendizado, são apenas alguns dos milhares de benefícios que a dança pode proporcionar. O vício em endorfina é real. As atividades físicas liberam esses neurotransmissores que provocam prazer. E isso faz com que você queira dançar todo dia. 


Além da endorfina, a dança também libera dopamina e serotonina, que também são hormônios de prazer e felicidade. Eles sobrepõem ao cortisol, o hormônio do estresse. Bastam 5 minutos de aula e você já tem mais calma e bom humor. É quase uma meditação!  


Vamos dançar?


Dançar é uma ótima saída para aliviar as tensões do dia a dia. É um ótimo passo para levar uma vida mais positiva. E você não precisa se privar da dança agora que está em casa. Dance!