Carnaval: cuidados com a saúde para curtir a folia!

O mês mais animado do ano chegou e a Policlínica Alvorada sabe que boa parte da população já está em contagem regressiva para os dias de folia. E você também não vê a hora de dançar, curtir e pular muito nos bloquinhos com a galera. Para que esse momento seja inesquecível com seus amigos, nada melhor do que ter cuidados com a saúde para não se arrepender após as festas. Confira dicas essenciais que separamos para você curtir o feriadão ao máximo e fugir dos problemas!


Hidrate-se


Cuide do seu corpo e mantenha-se bem hidratado. No carnaval as pessoas costumam ir para as ruas, seja na cidade ou litoral, e acompanhar os bloquinhos. São dias intensos e geralmente a folia acontece no sol. Fevereiro é um mês com temperaturas bem elevadas, por isso tenha atenção redobrada com a hidratação do seu corpo. A dica principal é que você não consuma apenas bebidas alcoólicas. Tente beber líquidos saudáveis como água mineral, isotônicos, água de coco e sucos naturais.  


Alimente-se bem


Mantenha uma alimentação saudável. Para ter muita disposição nesse período é importante se alimentar de forma correta. Opte por pratos leves, que facilitem a digestão. A dica é consumir frutas, legumes, grãos integrais e carnes magras. Evite consumir alimentos gordurosos como frituras, molhos, maionese e frutos do mar, que podem aumentar as chances de contrair uma intoxicação.

Proteja-se do sol

 Não esqueça de usar protetor solar todos os dias. Você provavelmente ficará exposto na areia da praia ou nos blocos de rua por muito tempo, se proteger do sol é fundamental. Prefira os protetores de no mínimo FPS 30 e reaplique a cada 3 horas ou sempre que houver transpiração em excesso.


Evite bebidas alcoólicas em excesso


Sabemos que o feriado de carnaval é sempre regado a muita bebida alcoólica. Mas, é sempre bom lembrar que tudo em excesso faz mal, e com a bebida não é diferente. Não abuse do álcool para poder curtir com tranquilidade as festas. O excesso pode prejudicar o seu organismo e a diversão. Uma boa prática é intercalar os seus drinks com água, sucos naturais e uma boa alimentação.


Proteja-se sexualmente


Está é uma época em que aumentam as chances de contrair doenças sexualmente transmissíveis (DSTs). Você também corre o risco de uma gravidez não planejada. Aproveite a folia sem paranoia. Tome algumas medidas preventivas!


Camisinha: Sempre carregue preservativos com você. Exija que seu parceiro use. Caso seja homem, não deixe de usar!


Fique perto dos amigos: Fique sempre perto da galera. Quando se está em grupo, e com pessoas de confiança, o risco de perigo é menor. Cuide dos seus amigos e também esteja em segurança.


Assédio: Infelizmente o assédio é algo recorrente entre as mulheres em qualquer lugar e época do ano. Mas, tenha cuidado redobrado no carnaval. Ande em grupo, evite lugares que tenham poucas pessoas. Fique sempre perto de amigos!


Camisinha, teste de HIV e outras formas de prevenção


Use camisinha: O uso da camisinha é o método mais simples de se proteger contra o HIV e outras Infecções Sexualmente Transmissíveis como a AIDS e sífilis, além de prevenir uma gravidez não planejada.


Faça o teste: O teste deve ser feito com regularidade e sempre que você tiver passado por uma situação de risco, como o sexo sem camisinha. É muito importante que você saiba se tem HIV, para buscar tratamento no tempo certo.


Pré-natal: O teste de HIV é recomendado no primeiro e terceiro trimestre da gestação. No caso de gestantes que não tiveram acesso ao pré-natal, o diagnóstico pode ocorrer no momento do parto por meio do teste rápido para HIV.


Tratamento: O uso correto e regular dos medicamentos para quem já vive com o HIV é fundamental para aumentar a qualidade de vida e evitar a transmissão do vírus para outras pessoas. 


PEP: A Profilaxia Pós-Exposição é um tratamento com terapia antirretroviral por 28 dias para evitar a sobrevivência e a multiplicação do HIV no organismo de uma pessoa. É indicada para quem pode ter tido contato com o vírus e deve ser iniciada em até 72 horas após a situação de risco.


PREP: A Profilaxia Pré-Exposição de risco à infecção pelo HIV consiste no uso preventivo de medicamentos antirretrovirais antes da exposição sexual ao vírus, para reduzir a probabilidade de infecção pelo HIV.


Siga as dicas da Policlínica. Previna-se e curta o carnaval com segurança!