Como aumentar a imunidade e diminuir os riscos de contrair doenças

Uma alimentação saudável é o primeiro passo para evitar o risco de contrair doenças. Diante de uma situação tão complicada e que exige cuidados redobrados, a Policlínica Alvorada resolveu te ajudar a melhorar o seu sistema imunológico. 


Formas de melhorar a imunidade


Sintomas básicos, como cansaço, queda de cabelo ou gripes constantes, são deixados de lado no nosso dia a dia. Geralmente, esses sintomas não são levados a sério, mas eles são sinais de uma imunidade baixa e você deve ficar atento a isso.


Quando eles se tornarem frequentes, é sinal de que você deve tratá-los com atenção e procurar o acompanhamento de um profissional qualificado. Além disso, é possível, e recomendado, adotar hábitos na sua rotina que podem ajudar a fortalecer e a melhorar o sistema imunológico. Afinal, é sempre importante prevenir problemas que afetam a saúde e bem-estar.


Dicas para aumentar seu sistema imune


Tenha uma alimentação balanceada


A rotina alimentar tem grande influência no funcionamento do organismo. Se você se alimenta apenas para saciar sua fome, sem se preocupar com a qualidade dos alimentos, é provável que aumente a sua vulnerabilidade a doenças. Portanto, se alimentar de forma correta e suprir as necessidades nutricionais do corpo é fundamental para manter uma vida saudável e as células de defesa ativas.


Substâncias que fortalecem a imunidade:


  • Vitamina C: laranja, limão e gengibre;

  • Vitamina A: cenoura, couve e abóbora;

  • Vitamina E: grãos, folhas verdes e óleos vegetais;

  • Ômega 3: salmão, atum e linhaça;

  • Ácido fólico: vegetais verde-escuros, feijão e cogumelos;

  • Zinco: carne, nozes e amêndoas.


Faça exercícios físicos


Eles são os responsáveis por manter o corpo sempre ativo, estabelecendo uma comunicação entre o sistema nervoso, endócrino e imunológico. Assim, são reduzidas as chances de doenças cardiovasculares, problemas respiratórios, digestivos, entre outros. Por outro lado, a prática intensa pode aumentar o estresse e ansiedade, impactando de forma negativa a imunidade. Por isso, o mais recomendado é manter uma boa regularidade na prática de exercícios moderados. 


Evite o uso desnecessário de medicamentos


Esse é um erro gravíssimo. Caso o seu médico não tenha recomendado, evite ao máximo se automedicar. O consumo de medicamentos sem uma real necessidade pode afetar os anticorpos e todo o sistema imune. Nada de “aproveitar” os comprimidos que sobraram em casa, a não ser em casos que o consumo seja com prescrição e orientação médica.


Tenha boas noites de sono


Durma bem! Assim como é importante manter o corpo ativo, é essencial dar a ele um período de descanso. Porém, a noite deve ser aproveitada, senão dificilmente a energia será revigorada. Priorize uma boa noite de sono. Noites mal dormidas, a longo prazo, podem causar alguns efeitos desagradáveis, como perda de memória, distúrbios de humor, desatenção, cansaço e baixa imunidade.


Elimine os maus hábitos


Qualquer excesso faz mal à saúde, principalmente substâncias tóxicas, como álcool, cigarro e outras drogas. Da mesma forma, os exageros alimentares também são negativos, sendo a gordura e o açúcar os componentes mais nocivos.  


Especialista

As dicas que trouxemos foram úteis para você? Seguindo hábitos mais saudáveis no seu dia a dia as chances de evitar doenças são bem grandes. De qualquer forma, saiba que o ideal é procurar um médico ao notar que você tem tido gripes e resfriados com certa frequência, bem como se estiver com muito cansaço, febre e ansiedade. 

A Policlínica Alvorada conta com uma equipe altamente qualificada para te atender. Se você estiver precisando de ajuda ou dicas para ter uma vida melhor, entre em contato conosco! 

Quer mais orientações sobre saúde? Nos siga no Facebook e Instagram!