Cuidados com a saúde para evitar doenças do inverno

O friozinho já chegou. A estação mais fria do ano começa em breve. E estamos em um período bem delicado, né!? Então, cuidar da sua saúde neste momento é essencial e necessário para evitar doenças da estação.


Os cuidados com a saúde devem acontecer diariamente. No entanto, agora você precisa intensificá-los para prevenir doenças. Não só para manter a sua saúde boa, mas também para deixar toda a sua família mais saudável.


Com a chegada do frio, o organismo fica mais propenso a gripes, resfriados e pneumonias, além de alergias como rinite e sinusite. Para evitar que essas doenças cheguem até você ou até as pessoas que ama, separamos algumas dicas de cuidados com a saúde. Assim, você aproveita tudo de bom que essa estação do ano traz, sem as temidas doenças.


Dicas de cuidados com a saúde


Beba bastante água


No inverno o hábito de beber água diminui bastante, pois raramente sentimos sede. Por conta disso deixamos de beber a quantidade de água necessária. Porém o nosso organismo precisa de hidratação para o bom funcionamento. Por isso, mesmo no frio a ingestão deve ser feita. Além de manter o bom metabolismo, a água ajuda a hidratar a pele e a garganta.


Hidrate sua pele


Por falar em pele, ela é uma das que mais sofrem nessa estação. O ressecamento cutâneo acontece, principalmente, pela junção de dois fatores: menor transpiração corporal e banhos mais quentes. O resultado é a diminuição da hidratação natural da pele, deixando-a com aspecto ressecado e sem brilho. Beba bastante água (como já foi recomendado), tome banhos mais rápidos ou menos quentes, dê preferência a sabonetes neutros e use hidratantes por todo corpo.


Mantenha sua casa arejada


Geralmente nos dias frios fechamos todas as janelas para deixar o ambiente mais quente, mas essa é uma prática errada. Com esse hábito você impede a circulação de ar, colaborando para o surgimento das doenças típicas dessa época.


Tenha uma alimentação adequada


É normal sentir mais fome e comer mais alimentos calóricos. Isso acontece porque nosso organismo, naturalmente, pede mais nutrientes para nos manter aquecidos. No entanto, é muito importante continuar com uma alimentação saudável mesmo nos dias mais frios, consumindo frutas, legumes e verduras.


Pratique atividades físicas


A prática de atividades físicas é outro hábito que ajuda a fortalecer o sistema imunológico. No entanto, muitas pessoas deixam essa atividade de lado nos dias mais frios. 


Praticar atividades físicas no inverno queima mais gorduras que no verão, interessante né!? Além disso, ajuda a combater a preguiça e o mau humor, que também costumam ser bastante característicos dessa época do ano.


Essas foram apenas algumas dicas para fugir das doenças características desta época do ano. 

Tomando esses cuidados no inverno com a saúde da sua família e, principalmente com a sua, vocês poderão curtir essa estação aconchegante do ano de forma prazerosa. Aproveite o inverno com saúde!