Cuide da sua saúde e aproveite a estação mais quente

Essa é aquela estação que queremos sair, curtir, aproveitar o sol. Para isso, é importante cuidar da saúde. Muitas pessoas se descuidam e acabam ficando doentes nesse período do ano e perdendo a oportunidade de aproveitar. Siga as nossas dicas e curta o verão com saúde.


Confira alguns cuidados: 


Beba bastante água 

Como o organismo elimina água pela transpiração e urina, é imprescindível beber pelo menos 2 litros de água por dia, para manter o corpo hidratado. O ideal também é consumir frutas, legumes e verduras que tenham boa quantidade de líquido: melancia, melão, abacaxi, maçã, banana, goiaba, batata, abóbora, alface, chuchu, pepino, rabanete, nabo, tomate, couve-flor e cenoura.


Coma alimentos leves

Geralmente, o calor diminui a fome, porém, quando você for comer, prefira alimentos mais leves, de fácil digestão. Evite comidas gordurosas, porque o organismo fica com a digestão mais lenta em altas temperaturas. Fique atento à conservação dos alimentos, época quente significa proliferação de bactérias que provocam intoxicação alimentar. 


Proteja-se do sol

Pegar aquele bronzeado e ficar com aquela marquinha do verão é um dos momentos mais esperados. O sol faz bem à saúde, produz melanina, serotonina, vitamina D e melhora o sono, no entanto, você deve evitar o horário das 10 às 15 horas. Quando for tomar sol no clube, praia, rios e no dia a dia é importante o uso de protetor solar, fator acima de 30, para proteger sua pele das radiações solares. O indicado é passar o protetor a cada duas ou três horas por dia para não perder sua eficácia. Dê os mesmos cuidados aos seus cabelos, fazendo muita hidratação devido ao ressecamento do sol.


Una proteção e estilo

Na exposição ao sol, utilize a moda como mais uma proteção à sua pele e aos seus olhos. Abuse dos estilos de chapéus e bonés que evitam que você tome os raios ultravioletas diretamente no rosto e ombros. Adquira óculos de sol de óticas confiáveis, porque os de camelôs facilitam a ação dos raios solares, fazendo as pupilas dilatarem, o que facilita a entrada de radiação. Nesse caso, o barato pode sair caro.


Evite os fungos 

O verão é uma época propícia para a proliferação de fungos, já que transpiramos mais nos pés e ficamos com roupas molhadas por mais tempo em nosso corpo, criando ambientes para esse tipo de contaminação. As micoses e as candidíase são frequentes. Dessa maneira, mantenha seus pés bem secos e evite ficar muito tempo com biquíni molhado.


Hidrate a pele e use repelente

Não se esqueça do creme hidratante para refrescar a pele e evitar que ela resseque. E também lembre de usar proteção contra os insetos, pois nessa época há mais mosquitos e na fase das chuvas pode ocorrer epidemia de doenças, como a dengue.


Evite locais fechados e sem ventilação 

O ar condicionado também pode ser um problema no verão pois aumenta a presença de bactérias, vírus ou ácaros no ar e retira umidade do ar, agravando as alergias. Por isso, deve-se limpar os filtros do ar condicionado com frequência, usar um vaporizador, ou mesmo colocar um utensílio com água para umidificar o ar. Adotar estes cuidados é importante para evitar a desidratação e doenças como rinite, bronquite e asma, assim como a brotoeja, porque estas doenças são muito comuns no verão devido o aumento do suor, baixa umidade do ar e proliferação de microorganismos.


Viu como é importante o cuidado com a saúde no verão? Seja prevenido quanto à quantidade de água que bebe, exposição ao sol, alimentação saudável e tenha cuidados básicos para fugir das doenças.


Quer mais orientações sobre saúde? Nos siga no Facebook e Instagram!