Escute seu Coração

Hábitos saudáveis te proporcionam uma qualidade de vida melhor. Isso, consequentemente, faz com que a saúde do seu coração seja boa. Viemos te conscientizar e dar dicas de cuidados com a saúde cardiovascular.

Muitas mortes são causadas por doenças cardiovasculares, por isso são consideradas as principais causas de mortalidade da população brasileira. A hipertensão arterial e a obesidade, por exemplo, são algumas das origens desses problemas. Mudando alguns hábitos e adotando medidas simples você pode fazer a sua parte protegendo este órgão vital.


Passar o dia inteiro sentado, não cuidar da alimentação e não praticar atividade física, podem prejudicar seu coração e, infelizmente, causar até a morte. Os principais cuidados com a saúde do coração estão diretamente relacionados a fatores comportamentais, hábitos que podem ser incorporados no nosso dia a dia, basta ter determinação.


Atitudes para manter o coração mais saudável


Exercite-se e controle o colesterol

A alimentação balanceada e a prática regular de exercícios físicos aeróbicos, pelo menos três vezes por semana, são medidas importantes para manter a saúde cardiovascular. Além de ajudar na melhoria das condições do corpo, a realização de atividades físicas favorece a diminuição do colesterol ruim (LDL) e aumenta o nível

do bom (HDL) no sangue. 


Mexa-se no trabalho

Ficar a maior parte do dia sentado, engorda, faz mal para a coluna, dificulta a circulação, dá varizes e pode complicar a saúde do coração. A dica é levantar da cadeira a cada 40 minutos para ir até o bebedouro ou ao banheiro. Você também pode aproveitar para esticar as pernas e estimular a circulação.


Cuide da alimentação

Evite frituras e o excesso de gordura saturada, açúcar e embutidos. Prefira gorduras boas, presentes no azeite, óleo de soja e milho e em seus derivados, como os cremes vegetais. Adicione ao cardápio as frutas, legumes, verduras, pois são boas fontes de vitaminas, minerais e fibras. 


Aposte na dieta mediterrânea

Um cardápio rico em peixes (salmão, atum), azeite extravirgem, frutas frescas e castanhas, verduras e legumes – alimentos consumidos nos países banhados pelo Mar Mediterrâneo – reduz em 30% o risco de eventos cardiovasculares, como infarto e acidente vascular cerebral. 


Tenha um sono reparador

Indivíduos hipertensos tendem a sofrer de apneia obstrutiva do sono, que pode levar a uma maior variabilidade da pressão arterial.


Fique atento ao peso

O excesso de peso contribui para o aumento de doenças cardiovasculares, diabetes, hipertensão e colesterol alto.


Controle a pressão arterial

É importante medir a pressão arterial com frequência e checar se ela está acima de 12 por 8. A hipertensão arterial aumenta o risco de derrame, infarto, insuficiência cardíaca.


Controle a glicose

Evite alimentos preparados com farinha branca, não fique muito tempo sem se alimentar, nem coma em excesso, e, em vez do doce depois da refeição, escolha uma fruta da estação, ela provavelmente estará fresquinha e deliciosa. E você ainda evita o diabetes.


Combata o estresse

O estresse libera hormônios que influenciam nos índices de colesterol e de hipertensão, podendo agravar problemas cardíacos.


Evite o tabagismo

Fumantes correm 70% mais risco de sofrer um infarto em comparação com quem não fuma, porque o cigarro abre as portas do corpo para fatores de risco para a doença. Se você toma pílula anticoncepcional, então, o perigo aumenta.


Faça check-ups regulares

Não deixe de consultar seu médico e de fazer exames para monitorar sua saúde.


Cuide do seu coração! Se ame!


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