Menopausa: tudo que você precisa saber

Antes de qualquer coisa: a mudança no estilo de vida é a principal dica para você passar por esta fase da melhor maneira possível. O importante é que o paciente reconheça os sintomas e procure orientação médica. Vamos falar sobre tudo que você precisa saber, confira! 


O que é menopausa?


É um acontecimento fisiológico e normal na vida das mulheres. A menopausa é caracterizada pela suspensão definitiva da menstruação e ocorre por volta dos 50 anos. Geralmente ela é confirmada após doze meses consecutivos sem a ocorrência de um período menstrual.


Nesse momento, os ovários param de produzir os hormônios do ciclo menstrual, o estrogênio e progesterona. Esses hormônios atuam na distribuição da gordura corporal, do colesterol e açúcares e são essenciais para a preservação da densidade óssea.


Quais os sintomas?


Parte das mulheres que passam por esse período relatam sentir ondas de calor, transpiração noturna, alteração no sono, falta de memória, variação de humor, secura ou desconforto vaginal, diminuição da libido, ganho de peso e sintomas depressivos. Com o tempo, as mulheres também começam a perder o cálcio dos ossos, além de se tornarem mais suscetíveis a doenças cardiovasculares.


O tempo e a duração dos sintomas varia de mulher para mulher, cessando em média dois a cinco anos após o aparecimento dos primeiros sintomas.


Menopausa precoce


Sim, você pode ter menopausa antes dos 50 anos. Ela ocorre antes dos 40 anos para cerca de 1% das mulheres. Os primeiros sinais incluem irregularidade menstrual e diminuição do fluxo. Esses sinais não são muito claros para quem faz uso de pílula anticoncepcional. 


A idade da menopausa está relacionada com a idade com que a mãe e as irmãs entraram na menopausa e não com a primeira menstruação.


A menopausa precoce pode ocorrer por diversos motivos, como causas genéticas, quimioterapia, cirurgia no ovário, medicamentos para acne, cistos no ovário e doenças autoimunes.


Como combater os sintomas? 


Para melhorar os sintomas é importante praticar atividades físicas regularmente. Elas contribuem para a melhora dos calores e dos sintomas psicológicos, como depressão e alterações do humor.


Também é essencial reduzir o consumo de bebidas que contenham cafeína e álcool, assim como evitar o consumo de comidas apimentadas, isso ajuda a melhorar as ondas de calor.


Busque dormir sempre no mesmo horário e evite praticar exercícios físicos à noite. Descanse bastante e pratique atividades diariamente para melhorar as alterações de humor.


Qual o tratamento?


A Terapia de Reposição Hormonal é indicada com frequência para o alívio dos sintomas. Consiste na reposição dos hormônios que a mulher deixou de produzir.

Mulheres de 50 a 59 anos, ou com menos de dez anos de menopausa, são o grupo alvo para tratamento. Nessa faixa etária, os benefícios costumam superar os riscos. Cada caso é um caso, por isso informe-se com o seu médico sobre os riscos e benefícios do tratamento


Cuidados nesse período


A menopausa pode provocar o aumento dos níveis de colesterol. Além disso, estudos indicam que cerca de 80% das mulheres desenvolvem hipertensão arterial na fase de menopausa. Portanto, é importante adotar alguns hábitos e evitar outros.


  • Abandone o cigarro;

  • Pratique exercícios físicos;

  • Adote uma dieta rica em frutas e vegetais;

  • Garanta bons níveis de cálcio;

  • Evite o consumo de alimentos com gordura trans;

  • Limite o consumo de álcool e cafeína;

  • Reduza o consumo de sal.


Agora que você já sabe o essencial sobre a menopausa, não deixe de ter todos os cuidados com a sua saúde. Consulte um especialista e cuide da sua vida em todas as fases.


Quer mais orientações sobre saúde? Nos siga no Facebook e Instagram!