Outono: cuidados com a saúde na estação

Já estamos quase no outono e é bom lembrar que nessa estação os cuidados devem ser redobrados. Há uma mudança de temperatura, menos luz solar diária, as noites tendem a ser mais longas e frias, há uma redução de umidade no ar, um aumento de vento e folhas caindo. É uma estação bonita e prazerosa, mas também é uma época de cuidados especiais para não pegar doenças características do período. 


Cuidados para prevenir doenças e problemas de saúde


Temperatura do banho: ao sentir o tempo mais frio, as pessoas costumam trocar a regulagem do chuveiro e tomar banhos muito quentes. Isso pode provocar o ressecamento da pele, que não reage bem a temperaturas tão altas. Os fios capilares também não são fãs do hábito, a oleosidade do couro cabeludo aumenta e cresce a queda de fios. Para evitar esses e outros problemas, mantenha a água morna.


Alergias: fuja delas! As alergias são um problemas recorrente nessa estação. Os cobertores e roupas de inverno que tiramos do armário soltam pelos, causando problemas respiratórios. Dê preferência a produtos de tecido sintético ou algodão. Os agasalhos tendem a irritar o nariz devido ao mofo e mau cheiro, por causa do tempo que permanecem guardados. É recomendado lavar tudo e deixar secar ao sol assim que o outono chegar.


Beba bastante água: não se esqueça de manter o hábito após o verão. Com a temperatura mais baixa, o corpo não sente tanta sede. É comum que a quantidade ingerida diminua, porém você deve procurar manter o costume de beber bastante água, ou pelo menos dois litros por dia. Manter o hábito durante todas as estações é indispensável, pois esse cuidado ajuda a manter a pele e as mucosas hidratadas, além de trazer outros benefícios para a saúde. Para quem tem dificuldade em manter o hábito, a dica é tomar chás quentinhos.


Use filtro solar: é normal se preocupar com a radiação solar apenas no verão, pois todos sabem que vão sentir os efeitos e utilizam a proteção. O problema é que durante as estações mais frias as pessoas esquecem do sol. Mas mesmo que ele não apareça, ele está lá, causando seus efeitos. Por isso, não abandone o filtro solar no outono.


Doenças respiratórias: tenha cuidado com elas no outono. Os resfriados e gripes se destacam como as doenças mais frequentes nesta estação. A temperatura costuma cair ao longo do dia, e essas variações climáticas deixam o corpo mais vulnerável. As contaminações também são mais fáceis de acontecer em locais fechados. Para evitar o problema, mantenha-se agasalhado, hidratado e com uma alimentação rica em nutrientes.


Fuja da preguiça: o frio chega e a vontade de ficar quietinho aumenta. Além disso, as manhãs fresquinhas e o tempo nublado não incentivam a prática de atividades ao ar livre. Mesmo assim, é preciso manter a disposição e se exercitar. Faça alongamentos diariamente e busque praticar atividades físicas. Isso evita cãibras, dores musculares e mantém o corpo mais forte e imune a doenças da estação. 


Com o organismo saudável, você poderá aproveitar todas as atividades prazerosas que as temperaturas amenas proporcionam. Para não perder nenhum momento, siga as dicas que a Policlínica Alvorada trouxe para você e mantenha os cuidados com a saúde durante o outono.


Quer mais orientações sobre saúde? Nos siga no Facebook e Instagram!