Síndrome do Túnel do Carpo

Ocorre quando o nervo mediano é comprimido dentro do túnel - isso pode ocorrer em qualquer situação que diminua o tamanho do túnel ou aumente o volume dos tecidos que passam no seu interior.

Causas

Quando ficamos muito tempo com o punho dobrado diminuímos o espaço para o nervo, como, por exemplo em situações como: usar tablet/ celular, dirigir e dormir com o punho fletido.

• Menopausa (em razão de alterações hormonais)

• Gravidez (retenção de líquido nos tendões)

• Ovário policístico / Endometriose

• Má postura

• Artrose

• Artrite Reumatóide

• Hipotireoidismo.

• Pós-fratura do punho

• Movimentos repetitivos / uso do computador ou celular

Sintomas

​Um dos sintomas clássicos é a presença do formigamento noturno no qual o paciente acorda no meio da noite com a mão formigando.

A queixa de dor é variável, podendo irradiar dos dedos até o ombro, acompanhada de sensação de peso ou cansaço no antebraço.

A presença de choque quando tocamos no punho, próximo a entrada do túnel reflete que o nervo está em sofrimento.

Com o passar do tempo o paciente apresenta falta de sensibilidade na ponta dos dedos (exceto o dedo mínimo) e, em casos mais graves, atrofia da musculatura da base do polegar, ocasionando fraqueza da pinça digital e queda dos objetos da mão.

Em cerca de 50% dos casos pode acometer os dois lados.

Agende sua consulta: ☎ Contato: (51) 3483-1144 | (51) 3044-9500⠀

📍 Endereço: Av. Pres. Getúlio Vargas, 2006